24/12/2022 às 21:51 Gestante

Ensaio Gestante

93
4min de leitura

PARA QUEM É O ENSAIO?

Para cada mulher, existirá uma fotógrafa profissional e uma proposta fotográfica específicas. Somos diversas, somos singulares, cíclicas e temos anseios diferentes, não é mesmo? Dessa forma, cada família se comunicará mais adequadamente com uma abordagem fotográfica.

Eu vou contar um pouco sobre a minha. E sobre a forma como trabalho.

Eu enxergo na fotografia um banco afetivo de memórias. Ao fotografar, minha intenção é comunicar e preservar. Talvez eu peça para você se sentar em algum lugar ou levantar os braços em algum momento, mas as poses e a direção mais dura não são meu foco e dificilmente estarão presentes no meu trabalho. Eu quero registrar a forma como você sorri quando toca a barriga, quando olha para seu companheiro ou companheira, quando dança, quando sente o sol tocar o corpo. Quero documentar seu olhar quando o filho mais novo corre em sua direção, quando sorri pra você, quando te chama. Quero abraços de verdade. Carinhos sinceros.

Eu quero que você possa olhar para essas imagens daqui a dez anos e possa sentir o mesmo que sentiu na época em que seu corpo potente gestava. O que sentia ao ter sua família ao seu redor. Quero que se lembre como foi se preparar para a chegada do bebê, seja qual for esse sentimento.

Quero que essas imagens façam sentido para a sua família, que todos possam se ver e se reconhecer através delas. Dessa forma, nosso ensaio será descontraído, divertido, fluido, em estilo livre e eu vou fotografar vocês sendo vocês, enquanto conversamos e compartilhamos histórias.

O que me diz, sou a fotógrafa para a sua família?

ONDE FOTOGRAFAR?

Escolha lugares que façam sentido para você. Um lugar que te faça sorrir e se pareça com a sensação de estar em casa.

Algumas mulheres gostam de sentir a grama entre os dedos do pés, precisam estar perto da natureza, sentem prazer em passear entre as árvores.

Outras de nós, se comunicam com a água (e como boa pisciana que sou, eu me coloco nessa lista! rs). Podemos ir até o Lago Paranoá, até uma cachoeira, piscina ou inventar um banho de mangueira no gramado.

Mulheres urbanas, curtem cenários arquitetônicos, construções antigas ou modernas. Escadarias espalhadas pela cidade e ruas vazias.

Se o lugar que te faz bem e que faz sentido pra você é a sua casa, podemos fazer nosso ensaio lá também. Fotografar no lar é uma delícia. O casal preparando uma refeição na cozinha, a filha mais nova colocando a mesa, o cachorro esperando um pãozinho cair, todos juntos no jardim ou no sofá assistindo filme com pipoca... São memórias preciosas!

Depois que você decidir que tipo de cenário você deseja, podemos conversar sobre opções e encontrar o melhor lugar para seu registro de memórias.

O QUE VESTIR?

Registro solo

Para as fotografias solo, você pode vestir o que sentir vontade e o que se conectar com sua personalidade. Vestidos longos e esvoaçantes, jeans e top, biquini e colete ou saia longa. A roupa ideal é aquela que te complementa, que quando você veste se sente plena, livre e feliz.

Escolha cores que combinem com você, que realcem sua pele e que estejam dentro da paleta de cores abaixo.

Paleta de cores

Vermelho | Verde (musgo, escuro, dessaturado... Evitar o verde limão e neon) | Marrom | Bege | Nude | Ferrugem | Terra

Qual cor combina comigo?

Sabe quando você usa uma blusa vermelha ou preta e seu rosto brilha? Sabe aquelas blusas que até as bocas mais coloridas dispensam o batom de tão radiante que o rosto fica? Pois bem, essa é a sua cor. 

Um exercício bacana: experimente algumas camisetas com cores diferentes - dentro da paleta do ensaio e faça uma selfie de rosto e busto com cada uma. Veja qual das cores te faz sentir melhor. Você vai notar que algumas cores deixam nossa pele mais amarelada ou azulada, ou não combinam com as cores dos nossos cabelos. E outras, são simplesmente perfeitas pra você, porque te fazem sentir bem.

Registro em família 

Caso sua família (mãe, filhos, companheiro ou companheira) participe do ensaio, sugiro que combinem os looks para que a composição das fotos fique harmoniosa.

Podemos pensar em composições mais homogêneas e sólidas (todos de jeans e parte de cima na cor preta, por exemplo), em composições fluidas (gestante de vestido vermelho e companheiro ou companheira de caqui e branco) ou em composições montadas (roupas diversas em tons de terra, marrom, ferrugem, vermelho, verde e bege). O importante é combinar. Olhar no espelho e ter a sensação de que se misturam, se completam, se abraçam.

ACESSÓRIOS

Se fizer sentido, você pode levar para o ensaio panos, rebozo, sling, chapéu, flores ou qualquer outro objeto que faça parte da sua rotina ou personalidade.

Sugiro sempre levar uma canga para proteger o corpo caso façamos algum registro no chão.

MAQUIAGEM

Se você deseja estar maquiada durante o ensaio e não tem o hábito de se maquiar ou não sabe como fazê-lo, sugiro que contrate uma profissional. 

Você pode escolher uma maquiadora de sua preferência ou usar as parceiras Amanda Franco Foto.

Não é necessário se maquiar para o ensaio. Só é necessário seguir seu coração e ser fiel a quem você é. Rosto nu e rosto pintado são lindos e traduzem personalidades incríveis. Qual deles conversa com você?

INSPIRAÇÕES

Quer se inspirar em outros ensaios para escolher suas roupas e o local ideal? Clique aqui.


24 Dez 2022

Ensaio Gestante

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

duvidasensaiogestante ensaiogestante ondefotografargestantes oquevestirnoensaio

Quem viu também curtiu

24 de Abr de 2017

Roda de Conversa - Luz de Candeeiro

23 de Mai de 2017

Lu Chaves // Gestante e Família

01 de Out de 2018

Semana Internacional de Babywearing [ Brasília / DF ]