Imagem capa - 3ª Conferência Internacional de Parto Positivo GentleBirth Brasil: exposição fotográfica por Amanda Franco
Na mídiaFotografia de Parto

3ª Conferência Internacional de Parto Positivo GentleBirth Brasil: exposição fotográfica

Hoje foi divulgado pelo Portal Hora Dourada o resultado do concurso fotográfico que elegeu as 24 fotografias de parto que comporão a exposição fotográfica da 3ª Conferência Internacional de Parto Positivo GentleBirth Brasil.


E adivinhem só? Um momento esplêndido - que tive a honra de testemunhar e registrar, está entre as 24 imagens selecionadas. Essa fotografia foi feita no parto de uma mulher incrível, pela qual nutro um carinho imenso até hoje.



Meu coração está pulsando gratidão hoje. Obrigada a todos que participaram da votação e enxergaram potência e verdade nessa foto.


A cena retratada criou um furor nas redes. Escandalizou e gerou polêmica. E isso me deixou extremamente... FELIZ!


Opa! Você não esperava por essa, certo? Eu explico...


Parir é lindo demais! Existe uma unanimidade incrível nesse ato: fomos todos gestados no ventre de uma mulher e passamos todos por sua vagina para nascer (exceto, claro, em casos cirúrgicos, mas esse é um advento colateral da modernidade).


E se o parto, que é o ato mais fisiológico do mundo (não há um só ser humano que não tenha participado de um) é visto com espanto, precisamos com urgência falar MUITO sobre esse assunto.


Eu penso que se a imagem incomodou ao ponto de fazer com que muitas pessoas me enviassem mensagens sobre a competição, espantadas com o que foi mostrado, incomodou também suficientemente para gerar reflexão. 


Mudanças de opinião, de hábitos e de crenças costumam passar por um processo cíclico composto por: espanto, raiva, negação, reflexão e adesão. Necessariamente nessa ordem. E é devagarinho, sobrevivendo aos trancos do caminho, que mudaremos a forma de nascer, e então o mundo.


Então hoje, sou grata por marcar presença nessa conferência linda. E também por ter incomodado um bocado.


Parabéns às outras 23 fotógrafa maravilhosas que estarão lá comigo. Vocês fazem um trabalho lindo!


Hoje vou dormir sorrindo.


Beijo grande e até breve!
Amanda Franco.





Sobre a 3ª Conferência Internacional de Parto Positivo GentleBirth Brasil: clique aqui

Sobre o Portal Hora Dourada: clique aqui

Sobre o GentleBirth: clique aqui

Sobre o GentleBirth Brasil: clique aqui

Agradecimento especial às queridas Clarize Campos (Kika) organizadora do evento, Su Shub e Vivi Scaggiante, que organizaram e fizeram acontecer a competição que deu origem à essa exposição linda.❤️