01/04/2018 às 14:37 Batendo Papo

Como se fosse a terceira vez

889
2min de leitura

Se eu pudesse dar um só conselho às equipes que prestam assistência à mulher durante o trabalho de parto e nascimento seria: ASSISTAM COMO SE FOSSE A TERCEIRA VEZ

Não caiam nunca na rotina e tenham em mente que aquele trabalho de parto é único para aquela família e que aquele bebê nascerá uma única vez.

A terceira vez é a melhor delas. A equipe permanece em alerta, nada foge à sua percepção. Ela segue atenta a todos os sinais da mulher. Percebem a dor saindo da lombar e caminhando para a parte baixa do abdome. Auscultam com frequência e dispensam qualquer intervenção desnecessária. E um dos pontos que considero mais importante: ESCUTAM A MULHER. Cada palavra.

Escutam com atenção suas palavras, suas queixas, seus medos, sua alegria. Percebem o sorriso dando lugar à introspecção e sem tocá-las sabem exatamente em que ponto do processo a mulher está. 

Na terceira vez, a equipe não subestima a mulher em momento algum. Nenhum sinal ou palavra são preteridos em nome do protocolo ou da vasta experiência. Por mais que ela esteja sorrindo e brincando, na terceira vez, quando a mulher diz que a chegada do seu bebê se aproxima a equipe acata e se prepara, compreendendo que ninguém ali conhece mais o corpo daquela mulher que ela mesma.

A equipe entende que a banheira pode relaxar e atrasar o processo, mas também sabe que relaxar e se acalmar pode ser uma urgência para que a mulher retome a concentração e volte ao seu eixo. A equipe saberá - com amor, respeito e segurança, chegar a uma decisão equilibrada a respeito dessa solicitação.

Não existe na terceira vez a insegurança e o frio na barriga presentes no primeiro atendimento. A equipe - mais sábia e experiente, comemora sua terceira assistência e deixa a mulher em seu lugar de pleno protagonismo.

Na terceira vez, a equipe ainda vibra a cada etapa vencida, a cada contração bem recebida e se emociona com a chegada do bebê. Não existe pressa em deixar o local, o corpo cansado dá lugar à ocitocina e comemoração.

Dessa forma, se um único conselho eu pudesse dar a todas as equipes de atendimento à mulher durante essa etapa singular e intensa de suas vidas, seria essa: assistam como se fosse a terceira vez.

Um beijo grande e até a próxima!Amanda Franco.

01 Abr 2018

Como se fosse a terceira vez

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

assistência ao parto parto

Quem viu também curtiu

31 de Mar de 2018

Não chamem as mulheres de doulandas

05 de Abr de 2018

Tocar a vagina durante o parto é saudável?

07 de Abr de 2018

Ei, moça: sua vagina é normal!