PARTO

Livia Albuquerque

Falar do parto da Lívia é falar de possibilidades e verdades. É falar sobre realidade.

Repetindo a mim mesma e adaptando uma frase que a querida Karen Barcelos uma vez me disse e habita meu coração até hoje: quando uma mulher entra em trabalho de parto, tudo pode acontecer, inclusive nada.

Inclusive, nada do que ela havia planejado. Inclusive tudo diferente dos seus sonhos.

Nos preparamos para um nascimento domiciliar. Mas, o trabalho de parto trouxe características que sinalizaram uma transferência para o hospital, onde por muitas horas Livia tentou - com tremenda garra, até onde foi seguro e possível, um parto normal. Mas, mais uma vez o cenário apontou um novo desfecho e ela precisou de uma cirurgia bem indicada para trazer a pequena Elis ao seu encontro.

Durante a cesárea, Livia teve uma reação física à analgesia e precisou da sensibilidade do anestesista que percebeu - em meio à sensação geral de que "está tudo bem agora" ( trazida pelo desfecho da chegada do bebê), que ela precisava de atenção.

Somente na sala de observação Livia conseguiu - de fato, olhar para Elis e perceber sua presença. O choro dos três foi tão emocionante, que a sala inteira acompanhou o coro. Inclusive, eu.

Gratidão. Muita gratidão.

Que o caminho de vocês seja repleto de amor, paz e justiça.

EQUIPE:

Mãe: Livia
Pai: Roney
Nascimento: Elis
Obstetra: Dra. Patricia
GO: Dra. Carol Amorim (Nascentia)
Enfermeira Obstetra: Lissandra Martins (Nascentia)
Doula: Adele Valarini (Rede Ocitocina)
Fotógrafa e filmmaker: Amanda Franco